A CIDADE

A 210 km da capital mineira, localizada no interior de Minas Gerais, é a principal cidade da Região Metropolitana Vale do Aço. Região essa que também é composta pelas cidades vizinhas: Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso e Timóteo.

O município possui uma área vasta de vegetação em toda sua extensão, ocupando cerca de 165km², sendo 54 km² de área urbana, e conta com aproximadamente 270 mil habitantes.

Pertencente ao Vale do Rio Doce, rio este que beira a cidade e possui o Parque Estadual do Rio Doce, um dos três maiores sistemas de lagos que ocorrem no Brasil, juntamente com o Pantanal Mato-grossense e o sistema Amazônico. O parque é uma unidade de conservação da natureza pertencente ao governo de Minas Gerais para a preservação da biodiversidade.

A cidade possui também o Parque Ipanema, uma das maiores áreas verdes do país localizadas dentro de um perímetro urbano, com uma área de 1,2 km² e 12 mil árvores plantadas. O parque é um ótimo atrativo para passar a tarde do fim de semana ao ar livre com os amigos e os familiares. Seu interior possui vários quiosques de alimentação, uma pista de caminhada que contorna todo o parque, um playground para as crianças, o Parque da Ciência, quadras poliesportivas, campos de futebol, anfiteatro, Paintball e um Kartódromo, este que já utilizado no Campeonato Brasileiro de Kart.

De frente para o Parque Ipanema, está o Estádio Municipal João Lamego Netto, mais conhecido como IPATINGÃO, casa do Ipatinga Futebol Clube, mais conhecido como Tigrão de Aço. Clube campeão Mineiro em 2005 e semifinalista da Copa do Brasil em 2006. O estádio possui capacidade para receber 23 mil torcedores.

O município é conhecido como um dos mais quentes do Estado, apresentando temperaturas elevadas com uma média anual de 28ºC, podendo chegar a 38ºC.

A cidade teve seu crescimento graças a USIMINAS, empresa do setor siderúrgico líder na produção e comercialização de aços planos do Brasil, da América Latina e um dos 20 maiores do mundo. Com a construção e instalação da siderúrgica, houve grande chegada de novos moradores em busca de emprego, sendo necessário um planejamento urbano para a cidade. E assim, surgiu-se os primeiros bairros.

Responsável por grande porcentagem do crescimento, expansão e infraestrutura do município, a indústria é um dos setores que mais gera empregos e com maior rendimento mensal médio, gerando mais de 37 mil empregos e mais de 84 milhões de reais por mês. A região conta ainda com outros 2 polos industriais, sendo a Aperam, em Timóteo e Cenibra, em Belo Oriente. Ela é fundamental para o desenvolvimento e economia da cidade. O PIB do Vale do Aço representa 3% de todo estado.

Podemos dizer que quase toda a cidade está ligada diretamente a Usiminas. Uma de suas expansões e inovações para o lazer e mercado do município foi a inauguração do Shopping Vale do Aço, em 1998. Hoje, o maior centro de compras de todo o Vale do Rio Doce e um dos principais do interior mineiro. Além do Centro Cultural Usiminas que também faz parte do shopping.

A indústria é responsável também por criar a Fundação São Francisco Xavier, órgão da Usiminas que administra o principal hospital da cidade, o Hospital Márcio Cunha, referência em serviços de alta complexidade como oncologia e hemodiálise, e único centro transplantador do leste e nordeste de Minas. 

A cidade possui os principais meios de transporte e acesso para entrada e saída do município como Rodoviária, Ferroviária e Aeroporto.

A ferroviária, Estação Intendente Câmara, é administrada pela Vale, uma das maiores empresas de mineração do mundo. A cidade é atendida pela Estrada de Ferro Vitória a Minas, uma das principais formas de escoamento da produção da Usiminas até o Porto de Tubarão, no Espírito Santo e que possibilita o transporte de passageiros ligando as cidades entre Vitória e Belo Horizonte.

O aeroporto, Aeroporto Regional do Vale do Aço, também construído pela Usiminas afim de atender e deslocar seus funcionários, hoje é operada por grandes companhias como a Azul, Latam e GOL.

A rodoviária, Terminal de Ipatinga, conta com as principais viações do país para operar o deslocamento de passageiros para dentro e fora do estado de Minas Gerais, como a Gontijo, Presidente, União, Rio Doce, Unida, Águia Branca e outros.

 

Congresso Estadual da Ordem Demolay para o Estado de Minas Gerais - GCEMG - SCDB